Notícias

Sped: boatos forçam empresas a contratar terceiros

por FinancialWeb

22/06/2009
Roberto Dias Duarte explica que a ideia de que os arquivos só podem ser gerados pelo sistema ERP é equivocada

SÃO PAULO - Alguns empresários estão preocupados se conseguirão gerar os arquivos do Sped Contábil e Fiscal de seus escritórios e há quem contrate serviços terceirizados para se adequar ao sistema por conta de boatos. Para o especialista e blogueiro do FinancialWeb, Roberto Dias Duarte, a ideia de que os dados só podem ser gerados pelo sistema para gestão empresarial ERP é equivocada.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece nas finanças corporativas? Assine a nossa newsletter diária e receba os destaques gratuitamente em sua caixa de e-mail.

“Essa interpretação da legislação que fundamenta o Sped decorre da falta de experiência prática de alguns "consultores" no que diz respeito às implantações”, afirma Duarte que aponta imaturidade profissional nos que defendem um ponto de vista tendencioso para incentivar a contratação de empresas especializadas neste processo.
 
Leia aqui as dúvidas de leitores esclarecidas pelo autor sobre as polêmicas em torno da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital.

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"