Notícias

DDA entra em vigor no segundo semestre, diz Febraban

por FinancialWeb

18/06/2009
O sistema, que dispensa a impressão de boletos, é o único serviço deste tipo no mundo

SÃO PAULO - Um novo serviço que facilita o controle de contas pela internet, por telefone ou por caixas eletrônicos foi apresentado nesta quinta-feira (18) por representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e do Banco Central (BC). O anúncio do Débito Direto Autorizado (DDA) ocorreu durante o Ciab 2009, em São Paulo.

O projeto, que deve entrar em operação já no segundo semestre deste ano, é o único deste tipo no mundo. Com ele, os clientes vão poder pagar as contas por qualquer um dos meios mencionados sem a necessidade dos boletos impressos. Atualmente os bancos processam por ano cerca de dois bilhões de cobranças em papel.

A princípio, o sistema deve incluir boletos bancários (fichas de compensação) referentes a despesas como, por exemplo, taxas de condomínio, mensalidades escolares e financiamentos de moradia.

O programa foi desenvolvido em uma parceria entre a Febraban, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI) e a Associação Brasileira dos Bancos Estaduais e Regionais (Asbace).

* Com informações da Agência Brasil

 

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"